sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Sociólogo Elisio Macamo Profere aula Pública na ECA

A Associação Moçambicana de Sociologia (AMS), realizou no dia 03 de Outubro, a segunda Aula Pública de Sociologia, tendo como orador o sociólogo Elísio Macamo, na Escola de Comunicação e Artes, com o tema “ Por uma Sociologia objectiva”.



“Em Moçambique, a arte e as ciências sociais estão a ser marginalizadas e há necessidade para a objectividade. A Escola de Comunicação e Artes não forma Actores, Músicos, Jornalistas, Arquivistas, mais sim seres sociais com uma visão crítica e sociológica” disse Nataniel Ngomane, Director da ECA.
Compactuando com a ideia de Ngomane, o Professor Doutor Patrício Langa, Presidente da Associação Moçambicana de Sociologia, acrescentou que “um bom Sociólogo é um bom Historiador e, para ser um bom Sociólogo é preciso saber e conhecer as artes, e a ECA faz isso muito bem”.
De acordo com Elisío Macamo, Moçambique precisa de um quadro de plausibilidade para discernir a opinião pessoal, onde é possível procurar resposta sem que se coloque os nossos valores ideológicos, porque o compromisso com a objectividade vai permitir ser um cidadão coerente, ter uma atitude crítica e análise dos factos.
Ademais, Macamo disse que é preciso criticar a base das nossas convicções, dos aplausos das nossas certezas, procurar a inteligibilidades do problema e encontrar resoluções. “Os Sociólogos falham quando consideram os factos como problemas da sociedadede, como exemplo disso, o caso dos desmaios da Escola “Kiss Mavota”, manifestações de1 e 2 de Setembro e o o recente caso dos sequestros, colocando a culpa no governo e a comunidade que professa a mesma religião sem ter estudado com profundidade”.
Elísio, afirmou que quem quiser fazer Sociologia para desenvolver o país, esperará a vida toda, porque a Sociologia é uma ciência narcisa, está preocupada com ela própria, é a aventura do mundo.
Questionado sobre como a tradução deve ser concebida na arte, Macamo replicou que as artes podem propiciar uma plena maneira de existir ganhando consciência de que elas devem existir da forma como elas são e não para desenvolvolver o País.
Macamo disse ainda, que as artes são objectivas e que se deve dizer em voz alta, o que os sentidos humanos manifestam “a verdade”.
Aula Pública de Sociologia (APS) é uma iniciativa da Associação Moçambicana de Sociologia (AMS), que teve a sua primeira edição no dia 12 de Outubro de 2011, tendo como figura de destaque o Sociólogo Luís de de Brito, cujo tema foi “Por uma Sociologia sem Fronteira”. A APS procura reconhecer e distinguir publicamente as individualidades ou entidades nacionais e estrangeiras, que se tenham destacado ao contribuir para o desenvolvimento e institucionalização da Sociologia em Moçambique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário